“X-caboquinho” o sanduíche que é patrimônio cultural de Manaus
Para os profissionais da gastronomia o sanduíche tem sabor único, o queijo tem um sabor salgado que entra em contraponto com o doce da banana nativa e ainda por cima um ponto de elegância maior que vem do tucumã
O Amazonas é um dos estados com a maior diversidade de frutas regionais do país, e isso é muito bem aproveitado na gastronomia. Todo turista que visita o estado tem que provar algumas delicias ofertadas, entre a mais famosa está o pão francês recheado com lascas de tucumã, banana pacovã madura frita, queijo coalho e manteiga (X-caboquinho).
Por conta do elevado sabor e sua popularidade regional, um projeto de Lei aprovado em 2019 transformou o sanduíche amazônico em patrimônio cultural e imaterial da cidade de Manaus. Para os profissionais da gastronomia o sanduíche tem sabor único, o queijo tem um sabor salgado que entra em contraponto com o doce da banana nativa e ainda por cima um ponto de elegância maior que vem do tucumã (pesquisadores apontam que a fruta pode ser encontrada em alguns outros estados, mas a do Amazonas é a melhor de todas em quesito sabor).
Em pesquisa realizada pelo site de viagens TripAdvisor, que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo, o X-Caboquinho foi considerado excelente por 86% dos turistas que experimentaram o sanduíche, durante visita à Manaus.
Onde encontrar ?
O prato típico pode ser encontrado em qualquer lugar que ofereça café regional em Manaus.
Qual o valor ?
O preço pode variar em R$ 8,00 e ultrapassar R$ 20,00 em lugares mais requintados
Deixe um comentário