Brigadeiro de Tucupi: uma mistura de regionalidade e tradição
Aos amantes de brigadeiro, encontramos uma receita peculiar. Brigadeiro de Tucupi, uma variação do brigadeiro tradicional com a adição do molho de tucupi preto. Para quem não conhece, tucupi é um suco da mandioca brava, muito utilizado na culinária indígena. Rico em vitamina A e antioxidantes, o molho possui baixa caloria, cerca de 36 kcal […]
Aos amantes de brigadeiro, encontramos uma receita peculiar. Brigadeiro de Tucupi, uma variação do brigadeiro tradicional com a adição do molho de tucupi preto. Para quem não conhece, tucupi é um suco da mandioca brava, muito utilizado na culinária indígena.
Rico em vitamina A e antioxidantes, o molho possui baixa caloria, cerca de 36 kcal para cada 100g. Para esta receita, é utilizado o Tucupi Preto que é uma variação do original e possui uma mistura de sensações, combinando o doce, o salgado e o azedo, criando uma experiência única. Considerado o “shoyu indígena”, o ingrediente geralmente é usado em cozimento de peixes e carnes.
A receita é da chef Adriana Lira, do Dona Doceira, e rende 20 unidades. O preparo é rápido, fica pronto em 30 minutos, e é uma ótima opção para quem curte brigadeiro, chocolate e sabores regionais.
Receita:
Ingredientes
395g de leite condensado;
45 g chocolate meio amargo;
15 g de manteiga sem sal;
30 g de tucupi preto.
Modo de preparo
1. Misture todos os ingredientes em fogo médio e mexa sem parar por dez minutos.
2. Quando a mistura estiver desgrudando do fundo da panela, retire e deixe amornar.
3. Faça as bolinhas com as mãos e cubra com raspas de chocolate amargo.
Imagem: Divulgação
Deixe um comentário