História - 17 de julho de 2021

Conheça o Museu “Casa Eduardo Ribeiro”

O patrimônio histórico apresenta Manaus em seu período da “Belle Époque”.

Uma opção de lazer rápida e histórica para quem está em Manaus à passeio são os museus, o centro da cidade está recheado de opções turísticas, grande parte desses patrimônios históricos mostram a cidade na sua “Belle Époque”.

O Museu Casa Eduardo Ribeiro, antiga residência do ex-governador do Amazonas, Eduardo Gonçalves Ribeiro, apresenta exposição permanente de mobiliário residencial de época, objetos de uso pessoal e de arte que procuram recriar o modo de vida do final do século XIX e início do século XX, época em que ele viveu.

Salas e aposentos tomam o nome de fatos e personagens considerados relevantes na vida de Eduardo Ribeiro e de seus antigos proprietários. Há também um acervo textual composto por documentos digitalizados de caráter pessoal e profissional.

O museu foi inaugurado em 18 de março de 2010, com a proposta de recuperar a história pessoal, militar e administrativa do maranhense, considerado o grande transformador da capital amazonense. 

Após a morte de Eduardo Ribeiro, tornou-se propriedade particular, sendo adquirido pelo Governo da União Federal, em 1961. Em 2002, foi cedido ao Estado por meio de comodato, para os fins específicos de recuperação da memória da cidade.

FREQUÊNCIA DE PÚBLICO NO LOCAL: 600 a 700 pessoas por mês

Funcionamento
O local está funcionando com medidas restritivas e com a capacidade reduzida por conta da pandemia do novo coronavírus.

Endereço
Rua José Clemente, 322 – Centro – Manaus/AM

Acessibilidade para deficientes físicos.

Foto: Michael Dantas/SEC.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *