Teatro Amazonas é iluminado em alusão ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes
Para mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou, na terça-feira (2), um ato público de iluminação da fachada do Teatro Amazonas, na cor laranja, em alusão à […]
Para mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou, na terça-feira (2), um ato público de iluminação da fachada do Teatro Amazonas, na cor laranja, em alusão à campanha Faça Bonito, do Governo Federal. A iluminação do monumento contou com a presença de representantes do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar de Manaus e Organizações da sociedade civil (OSCs).
A secretária titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, ressaltou as ações e o início da campanha de conscientização para combater a exploração infantojuvenil.
“A Sejusc, hoje, dá o pontapé em relação a essa campanha, que tem visibilidade no mês de maio, de um trabalho que a Sejusc faz durante todo o ano. Nós estamos começando agora, no dia 2 de maio, com a previsão de encerrar no último dia de maio, em Parintins, também iluminando a catedral”, pontuou a secretária.
Amanda Ferreira, representante do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, reforçou que o ato é importante pois chama a atenção da sociedade para proteger as crianças, para a campanha ‘Faça bonito: proteja nossas crianças’.
“Essa campanha se fortalece no Brasil com o intuito de fazer políticas de atenção às vítimas de violência. E, hoje, como há muito tempo, essas violências acontecem, precisamos proteger as crianças, não só em casa, olhar para cada ato de violência sexual contra a criança. E, acima de tudo, precisamos garantir políticas de atenção e atendimento”, pontuou Amanda.
A campanha nacional é usada para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo que possam se desenvolver de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.
A Sejusc seguirá com a campanha durante todo mês, por meio de ações dinâmicas e de conscientização em escolas da rede estadual e locais estratégicos da capital. O encerramento ocorrerá no município de Parintins, no dia 31 de maio.
Campanha Faça Bonito
Lançada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil, a campanha tem a finalidade de combater e conscientizar as pessoas sobre o tema. No Amazonas, as ações ocorrem por meio da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc (Sedca), em parceria com demais órgãos estaduais e municipais e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).
O dia 18 de maio tornou-se o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, em referência ao assassinato de Araceli Crespo, aos 8 anos, após ter tido seus direitos humanos violados. A data foi o último dia em que a menina foi vista com vida e virou uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes.
Deixe um comentário