Turistando - 19 de julho de 2021
Foto:

5 coisas que você tem que conhecer no Teatro Amazonas

Para você que está conhecendo a cidade e não quer perder muito tempo, o Site Amazonas Incrível vai te apresentar 5 pontos principais que você tem que conferir no lugar.

Principal símbolo cultural e arquitetônico do Estado, o Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus, mantém viva boa parte da história do ciclo da borracha, época áurea da capital amazonense. Então para você que está conhecendo a cidade e não quer perder muito tempo, o Site Amazonas Incrível vai te apresentar 5 pontos principais que você tem que conferir no lugar.

Salão de espetáculo:

Impossível não ficar hipnotizado com o teto côncavo, no qual estão quatro telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot. As telas representam música, dança, tragédia e ópera. O salão de espetáculos tem capacidade para 701 pessoas, distribuídas entre a plateia e três pavimentos de camarotes. Ao centro, um majestoso lustre de bronze francês. Também não passam despercebidas as máscaras nas colunas da plateia, que homenageiam compositores e dramaturgos, entre eles, Aristophanes, Molière, Rossini, Mozart e Verdi.

Pano de Boca:

Como já falamos, o teatro Amazonas representa a Belle époque manauara, então tudo que é relacionado ao teatro tem muita sofisticação e um luxuoso.

O Pano de Boca do Teatro Amazonas é uma raridade. O primeiro foi confeccionado em 1894, pelo artista brasileiro Crispim do Amaral, e descreve o encontro dos rios Negro e Solimões. Esse da imagem é outro pano de boca que representa o fim da monarquia, um fato curioso é que esse tecido não é dobrado e movimenta-se apenas na vertical.

Área externa

Tombado como Patrimônio Histórico Nacional em 1966, o Teatro Amazonas preserva parte da arquitetura e decoração originais. O estilo arquitetônico é renascentista, com detalhes ecléticos.4 A maior parte do material usado na construção do teatro foi importada da Europa: as paredes de aço de Glasgow, na Escócia; os 198 lustres e o mármore de Carrara das escadas, estátuas e colunas, são da Itália. A decoração interior veio da França e é de estilo Louis XV.

Salão Nobre

No Salão Nobre, onde aconteciam os grandes eventos sociais da época, destaca-se a pintura do teto feita por Domenico de Angelis, em 1899, e que foi batizada de “A glorificação das Bellas Artes da Amazônia”.

Algumas partes do salão nobre são cobertas com um tapete vermelho para os turistas andarem no local sem causar nenhum tipo arranhão ou desgaste nas cerâmicas antigas.

Cúpula

Esse talvez seja o aspecto que mais atrai olhares de turistas de todo o mundo, para aqueles que estão “turistando” pelo centro da cidade é quase impossível deixar de notar em algumas partes a cúpula do teatro Amazonas.

Ela é composta de 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas, vindas da Alsácia, na França. Foi adquirida na Casa Koch Frères, em Paris. A pintura ornamental é da autoria de Lourenço Machado. O colorido original, em verde, azul e amarelo é uma analogia à exuberância da bandeira brasileira.

Leia mais sobre o Teatro Amazonas

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *