Destaques da vez - 11 de setembro de 2024

O Cine Carmen Miranda exibirá ‘Serenata Tropical’, às 17h, seguido de ‘Uma noite no Rio’, a partir das 19h, com acesso inteiramente gratuito

O ciclo ‘Carmen Miranda vai à Guerra: A explosão do Chica Chica Boom Chic’ começa primeira fase nesta quinta-feira (12), homenageando uma das maiores expressões da cultura brasileira para o mundo no século 20: Carmen Miranda. Os filmes serão exibidos em cinema que leva seu nome, o recém-inaugurado Cine Carmen Miranda, começando com ‘Serenata Tropical’ […]

O ciclo ‘Carmen Miranda vai à Guerra: A explosão do Chica Chica Boom Chic’ começa primeira fase nesta quinta-feira (12), homenageando uma das maiores expressões da cultura brasileira para o mundo no século 20: Carmen Miranda. Os filmes serão exibidos em cinema que leva seu nome, o recém-inaugurado Cine Carmen Miranda, começando com ‘Serenata Tropical’ (1940), às 17h, e ‘Uma noite no Rio’ (1941), às 19h, com acesso gratuito. O endereço do cinema de rua é na Rua do Congresso. nº 10, Praça do Congresso, Centro.

A trama de ‘Serenata Tropical’ se passa na Argentina, onde vive Diego Quintana (Henry Stephenson), um criador de cavalo que fica irritado quando descobre que Binnie Crawford (Charlotte Greenwood) quer comprar seus cavalos. No passado, Diego teve uma séria briga com o irmão de Binnie, o que faz com que Ricardo (Don Ameche), seu filho, diga que não há problema no interesse, pois não venderá a ninguém daquela família. Acontece que Ricardo fica atraído por Glenda Crawford (Betty Grable), uma bela jovem, e lhe prometera vender um animal sem saber que ela era sobrinha do inimigo do seu pai. Ao tomar conhecimento do parentesco ele inventa uma desculpa e cancela a venda, dando início a uma série de confusões. Carmen Miranda, que faz o papel dela mesma, assinou um contrato com a Fox em 1940, enquanto estava aparecendo em ‘The Streets of Paris’, e, como não poderia ir a Hollywood, seus números para o filme foram filmados em Nova York.

Em ‘Uma noite no Rio’, Carmen Miranda sabia muito pouco inglês e precisou decorar as falas foneticamente antes das filmagens. No enredo, Don Ameche se destaca em dois papeis distintos, como o Barão Duarte, um rico industrial brasileiro, e como o artista Larry Martin, sósia do mesmo. Muito convenientemente, o ponto alto da interpretação de Larry é uma impecável imitação do industrial, que acaba impressionando os amigos e parceiros do Barão. Quando o Barão Duarte precisa deixar o Brasil para cuidar de negócios urgentes, Larry Martin é chamado para se passar por ele durante a realização de um baile de máscaras. A baronesa Cecilia Duarte (Alice Faye) não desconfia que Larry não seja seu marido, a despeito do tratamento mais romântico e galanteador dispensado por ele. Por outro lado, a namorada do artista, Carmen (Carmen Miranda) se irrita ao pensar que seu companheiro esteja se envolvendo com uma outra mulher.

Sexta-feira 13

Por ser sexta-feira (13) nesta semana, o Cine Carmen Miranda traz para os fãs da franquia ‘Sexta-feira 13’, a filmagem original (1980) e o remake de 2009. O primeiro às 18h e o segundo às 19h45. O dia tende a repetir o sucesso de filmes assustadores no selo ‘A gosto do terror’, lançado pelo cinema no mês passado. O sábado (14) será destinado ao lançamento do curta metragem amazonense ‘Morro 40 graus’, de Matheus Carvalho, em duas sessões gratuitas, às 19h30 e 20h.

O Cine Carmen Miranda tem apoio cultural da Lei Paulo Gustavo Amazonas, Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec), Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, por meio do Governo do Amazonas, Ministério da Cultura, Governo Federal, Alliance Française Manaus, Centro Cultural Hileia Amazônica e À LA CARTE, do Belas Artes Grupo.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *