Mostras, oficinas e vivências preenchem agenda do Liceu Claudio Santoro na Semana das Artes 2023
Dança, música, teatro e canto foram algumas das atividades contempladas na abertura da Semana das Artes do Liceu 2023, iniciada nesta segunda-feira (14/08). Alunos, professores e o público em geral participaram da iniciativa que traz uma agenda de apresentações na sede da escola de artes do Governo do Estado, no Sambódromo. Até o próximo dia […]
Dança, música, teatro e canto foram algumas das atividades contempladas na abertura da Semana das Artes do Liceu 2023, iniciada nesta segunda-feira (14/08). Alunos, professores e o público em geral participaram da iniciativa que traz uma agenda de apresentações na sede da escola de artes do Governo do Estado, no Sambódromo.
Até o próximo dia 18, das 8h às 20h, espetáculos dos mais diversos cursos acontecem nas salas e na área externa do centro de convenções, além de oficinas e workshops. A entrada do público é gratuita.
A aula aberta da Orquestra Mirim, curso que iniciou em março deste ano, foi uma das atividades de maior demanda na plateia. Crianças de 5 a 10 anos participaram pela primeira vez de uma apresentação pública. Segundo o professor Gustavo Medina, o curso é uma combinação dos instrumentos e a abordagem no processo de ensino, para crianças que iniciam do zero na área musical. “Fizemos uma demonstração, agora, na Semana das Artes, de um processo que está em andamento e, obviamente, eles ficam muito empolgados, porque já estão vendo o retorno do trabalho. É disciplina, constância e, na pedagogia, é o desenvolvimento da personalidade artística”, ressalta o professor, atuante na área musical do Liceu há 23 anos.
A mostra de abertura teve, ainda, apresentações do curso de violão em diversos formatos, quartetos, solos e a participação da Orquestra de Violões do Amazonas. Ocupando uma vaga no nível intermediário, há dois anos, Carlos Emanuel se dedica ao curso, e traça planos para o futuro.
“Além de professor eu quero ser músico”, pontua Carlos, que acumula outras experiências com o público a partir do Liceu. “Várias profissões lidam com pessoas, mas ser músico, lida com o emocional, não é só tocar por tocar. Quando a gente toca, percebemos que as pessoas se inspiram, algo acontece de mais humano”, acrescenta o aluno.
O professor de violão, Benjamin Prestes, endossa a importância da iniciativa, resgatando a experiência de quem já esteve do outro lado, sendo aluno do Liceu. “É diferente estar em sala de aula. Esse contato com o público é outra realidade. Eles (alunos) ficam nervosos, dá uma sudorese e isso tudo é muito normal. Mas no final, o aluno se supera e vê que não é um bicho de sete cabeças, é legal e quer voltar para o palco mais vezes”, disse Benjamin, também professor de ukulele e maestro da Camerata de Violões.
Programação
A Semana das Artes do Liceu 2023 comemora o aniversário de 25 anos da escola de artes do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Além das apresentações, a sede irá receber oficinas, exposições interativas, vivências, aulas experimentais e mais 18 oficinas em diferentes áreas, que incluem ilustração com nanquim, maquiagem artística, trompete, danças urbanas, desenho, perucaria, entre outros workshops. O público pode participar das atividades, mediante inscrições gratuitas pelo Portal da Cultura (@cultura.am.gov.br), disponível na Agenda.
Dentro da programação, a quarta-feira (16/08) será reservada ao espetáculo “Musicais Inesquecíveis”, às 20h, no Teatro Amazonas. Portanto, neste dia, não haverá programação no Sambódromo. O musical, executado pela Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do Liceu, tem a regência de Elena Koynova, duração de uma hora e entrada gratuita.
Fotos: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa) e Taís Duarte (Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro)
Deixe um comentário