Manicoré: A rota mundial para pesca esportiva
O município de Manicoré está localizado no Estado do Amazonas, às margens direita do Rio Madeira. Sua posição geográfica é estrategicamente importante, já que situa-se entre as capitais Manaus e Porto Velho. Está a cerca de 390 km da capital do estado, com uma população estimada em 2017 pelo IBGE em 54.708 mil habitantes. Sua […]
O município de Manicoré está localizado no Estado do Amazonas, às margens direita do Rio Madeira. Sua posição geográfica é estrategicamente importante, já que situa-se entre as capitais Manaus e Porto Velho. Está a cerca de 390 km da capital do estado, com uma população estimada em 2017 pelo IBGE em 54.708 mil habitantes.
Sua História:
Em 1637 vem à região a expedição de Pedro Teixeira. Em 1716 as autoridades do Grão-Pará enviam ao rio Madeira uma escolta comandada pelo capitão João de Barros e Guerra, com a finalidade de punir os selvagens. Em 1797 funda-se a povoação do Crato, a mando do governador do Grão-Pará e tendo em vista facilitar as transações comerciais do Pará com Mato Grosso e Goiás.
Em 1802 a povoação é transferida para um sítio entre os rios Baetas e Arraias. Em 1858 é criada a freguesia de São João Batista do Crato. Em 06.07.1868, pela Lei nº. 177, a sede da freguesia é transferida para o povoado de Manicoré, passando a denominar-se Nossa Senhora das Dores de Manicoré. Em 1877 Manicoré é elevada à categoria de vila. Em 1877, é criado o termo judiciário. Em 1896 Manicoré recebe foros de cidade.
Economia & Turismo
A principal fonte de renda da população local vem da produção agrícola, principalmente com o cultivo da banana, melancia e produção de farinha, destacando-se como o maior produtor de banana e melancia do estado. Deve-se ainda ressaltar a importância do comércio, além do fato de possuir um grande potencial extrativista, que é baseado na borracha e na castanha.
A denominação de Manicoré veio devido ao Rio Manicoré, no Madeira, de grande importância para a cidade. Por sua vez, o nome do rio é proveniente da palavra Ancoré, nome de uma tribo indígena que habitava a região.
Apesar de sua história começar em 1637, é apenas 240 anos mais tarde que Manicoré torna-se sede da Comarca do Rio Madeira, e caminha para que, 15 anos depois, seja elevada à categoria de cidade. A cidade possui vários atrativos turísticos, entre eles, destacam-se o balneário do Atininga e as cachoeiras do Rio Manicoré. Além disso, a cidade também é conhecida internacionalmente pela pesca esportiva do Tucunaré (peixe amazônico).
Deixe um comentário