Destaque - 05 de agosto de 2023
Foto:

DOCUMENTÁRIO AMAZÔNIA PURA ESSÊNCIA REPRESENTA O ESTADO DO AMAZONAS EM MOSTRA PAN-AMAZÔNICA DE CINEMA.

O Centro Cultural Palacete Faciola recebe, entre os dias 4 e 15 de agosto, a Mostra Pan-Amazônica de Cinema. Trata-se de uma exibição conjunta de curtas e longas-metragens dos estados da Amazônia Legal e de países convidados, voltada para as temáticas do meio ambiente, sustentabilidade, clima e justiça climática.O DOCUMENTÁRIO AMAZÔNIA PURA ESSÊNCIA participa do […]

O Centro Cultural Palacete Faciola recebe, entre os dias 4 e 15 de agosto, a Mostra Pan-Amazônica de Cinema. Trata-se de uma exibição conjunta de curtas e longas-metragens dos estados da Amazônia Legal e de países convidados, voltada para as temáticas do meio ambiente, sustentabilidade, clima e justiça climática.
O DOCUMENTÁRIO AMAZÔNIA PURA ESSÊNCIA participa do evento representado o estado do Amazonas. Ele é primeiro documentário que relata técnicas milenares indígenas na fabricação de essências para perfume, segundo a crença dos antepassados da tribo Sahu-Apé da Etnia Sateré-Mawé, na Amazônia, que revelam os segredos da fabricação de 3 essências que prometem atrair o sexo oposto e sucesso financeiro.
Para a fabricação dessas essências são evolvidas espécies amazônicas como o Boto Rosa e o Pássaro Uirapuru. Porém, conforme a explicação do indígena, a verdadeira forma de extração dessas essências, é muito diferente da forma como vem sendo praticada nos dias de hoje, em que o Boto Rosa tem seus órgãos genitais arrancados e os ninhos da ave Uirapuru destruídos.
A autora do Documentário, a cineasta e jornalista Liliane Costa, afirma que toda narrativa da obra é riquíssima de informações cientificas, mitos e lendas. E relat6a que todo o documentário trata de maneira direta, a preocupação de todos, com a conservação e a preservação dessas espécies amazônicas. A cineasta sente-se orgulhosa por representar seu estado dentro deste evento com diferentes temas de conservação e preservação ambiental.
“A diversidade de vozes cinematográficas, abordando assuntos ambientais de diferentes perspectivas nesta Mostra Pan- Amazônica de Cinema, é importantíssimo para despertar a consciência da população e fomentar discursões durante os doze dias de evento que acontece em Belém, e é uma grande honra participar desta Mostra com o DOCUMENTÁRIO AMAZÔNIA PURA ESDSÊNCIA representando meu estado do Amazonas.” Destacou Liliane Costa.
Além do Pajé Sahu, vários especialistas, entre eles: cientistas, médicos, professores e outros, dão sua opinião sobre a construção dessas essências, fazendo com que o expectador tire suas próprias conclusões, e entenda até que ponto mitos e lendas se fundem com a ciência. Porém, todos relatam a real capacidade humana de atração pelo cheiro.
A realização do DOCUMENTÁRIO AMAZÔNIA PURA ESSÊNCIA só foi possível, graças ao apoio do PROGRAMA CULTURA CRIATIVA-2020/LEI ALDIR BLANC – PRÊMIO FELICIANO LANA, oferecido pelo Governo do Estado, com o Apoio do Governo Federal- Ministério do Turismo-Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.
Além do DOCUMENTÁRIO AMAZÔNIA PURA ESSÊNCIA, também participa da amostra, representado o estado, o Filme MESTRES DA TRADIÇÃO NA TERRA DO GUARANÁ, de Ramom Morato.
As exibições são gratuitas e começam sempre às 19h no auditório Eneida de Moraes, com capacidade para 95 espectadores.
A Mostra faz parte do calendário cultural de eventos da Cúpula da Amazônia. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Pará (Secult) e o Consórcio Amazônia Legal, com curadoria de Indaiá Freire e Augusto Pacheco para a programação brasileira. A cineasta e produtora cultural Zienhe Castro, conhecida por sua abordagem sensível e provocadora, assina a curadoria da programação internacional.
“É muito relevante estarmos imersos na agenda da Cúpula. Acredito na potência e no impacto social do cinema e do audiovisual como ferramentas políticas. Creio na força que os filmes e as obras carregam em suas narrativas, que instigam e provocam reflexões imediatas sobre as questões urgentes que precisamos debater. Além disso, a conscientização de um maior número de pessoas para a luta em defesa da Amazônia é imprescindível”, defende Zienhe Castro.
Para a Mostra, Castro contribuiu na curadoria e seleção de filmes dos oito países que fazem fronteira com a Floresta Amazônica.

Confira a programação completa:
04/08 – 19h
Kawsak Sacha, la canoa de la vida
Direção: Eriberto Gualinga. Equador. Documentário. 2018. 30’

Até o fim do mundo
Direção: Margarita Rodriguez Weweli-Lukana & Juma Gitirana Tapuya Marruá. Colômbia. Documentário. 2019. 16’. Livre.

Huahua
Direção: José Espinosa. Equador. Ficção. 2018. Elenco: José Espinosa e Citlalli Andrango. Duração: 01h8. Classificação: Livre.

05/08 – 19h
Monteiro Lopes
Direção e Roteiro: Bianca D’Aquino (PA). Elenco: Luiza Imbiriba,
Yasmim Miranda, Cecílio Tavares e Mário Zumba. 2022. 16 anos. 27’.

As Origens da Lambada
Direção: Félix Robatto e Sonia Ferro (PA). Documentário. 53’. 2023.

06/08- 19h
Maués – A Garça
Direção: Isabelle Amsterdam, AC. 2022. Curta Documentário. 27’. 12 anos.

Noites Alienígenas
Direção: Sérgio Carvalho (AC). Ficção. 91’. 16 anos. Com: Gabriel Knoxx, Adanilo, Gleici Damasceno, Chico Diaz e Joana Gati.

07/08 – 19h
Araguaia Para Sempre
Direção: Hélio Brito (TO). 2014. Documentário. 24’.

O Comedy Club
Diretor: André Araújo (TO). 1h40. Ficção. Com Gabriel Deeaz, Nathalia Cruz, Agostinho Batista. 16 anos. 2022.

08/08 – 19h
A Febre da Mata
Direção: Takumã Kuikuro (MT), 2022. Documentário. 10’.

Nós – A Metade de Tudo
Direção: Amauri Tangará e Tati Mendes (MT). 89’. Documentário. Livre. 2023.

09/08 – 19h
Rabiola
Direção: Thiago Briglia (RR). Ficção. 2022, 14’. Com Jesus Cova e Bianca González.

Aqui en La Frontera
Direção: Marcela Ulhoa e Daniel Tancredi (RR). 86’. 12 anos. Documentário.

10/08 – 19h
Solitude
Direção: Tami Martins (AP). 2021. 13’. Animação.

Super Panc Me
Direção: Marcos Vinícius (AP). Ficção. 55’.

11/08 – 19h

Aquarela
Direção: Al Danuzio e Thiago Kistenmacker (MA). 21’. Ficção. 2018.

As Órbitas da Água
Diretor: Frederico Machado (MA). Ficção.

12/08 – 19h

Mestres da Tradição na Terra do Guaraná
Direção: Ramom Morato (AM). Documentário Musical. 13’. 2020.

Amazônia Pura Essência
Direção: Liliane Nascimento Costa (AM). Documentário. 53’. 2021.

13/08 – 19h
Nazaré: do Verde ao Barro
Direção: Juracy Jr. (RO). Animação. 8’. 2022.

O Território
Direção: Alex Pritz (RO). 2022. 12 anos. 1’26. Documentário.
14/08 – 19h
Um Céu Partido ao Meio
Diretora: Danielle Fonseca (PA). Documentário. 16’33. 2022.

Reflexo do Lago
Diretor: Fernando Segtowick (PA). 12 anos. 2020, 80′.

15/08 – 19h
Mãe Chuva/Mamapara
Direção: Alberto Flores Vilca. Peru. Documentário. 2020. 17’. Livre.

Amoka
Direção: Maria Jose Bermudez Jurado. Colômbia. 2019. Livre. 1h14.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *