
Espetáculo do Mato Grosso é destaque do projeto Escambo Rede Parente em Manaus.
Espetáculo do Mato Grosso faz apresentações teatrais na capital Amazonense. Nos dias 12 e 13 de abril, Manaus recebe o encantador espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, da companhia Fulano di Tal, diretamente do Mato Grosso do Sul, dentro da programação do projeto cultural Escambo Rede Parente. As apresentações acontecem no Buia Teatro (Rua Dona […]
Espetáculo do Mato Grosso faz apresentações teatrais na capital Amazonense.
Nos dias 12 e 13 de abril, Manaus recebe o encantador espetáculo “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, da companhia Fulano di Tal, diretamente do Mato Grosso do Sul, dentro da programação do projeto cultural Escambo Rede Parente. As apresentações acontecem no Buia Teatro (Rua Dona Libânia, 300 – Centro), sempre às 17h, com entrada gratuita.
Voltado para toda a família, o espetáculo tem classificação livre e traz uma narrativa lúdica sobre a infância no quintal, misturando teatro de objetos, poesia e imaginação, inspirado no universo do poeta Manoel de Barros. Em cena, os atores Douglas Moreira (Abílio) e Edner Gustavo (Palmiro) conduzem o público por memórias afetivas e personagens marcantes como Vovô Manoel, Bernardo, Bugrinha, entre outros. A trilha sonora é composta por músicas originais, criadas especialmente para a montagem.
Segundo o diretor Marcelo Leite, a peça desperta nostalgia nos adultos e encanta as crianças com uma proposta de brincar fora das telas:
“As crianças mais novas vão descobrir formas de se divertir usando a imaginação. Já os adultos vão se conectar com memórias afetivas da infância no quintal, tudo isso através da linguagem poética de Manoel de Barros.”
Programação paralela: oficinas e mesas públicas gratuitas
A programação do fim de semana inclui atividades formativas no Palácio da Justiça (Av. Eduardo Ribeiro, 901 – Centro):
-
Sábado (12/04), das 10h às 12h: Oficina “Lugar de Ser Bocó – Criando Histórias com Objetos do Nosso Quintal”
-
Domingo (13/04), das 10h às 12h: Mesa pública “O Teatro Popular a partir da Estética Poética de Manoel de Barros”
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Instagram oficial do projeto: @projetoescamboredeparente
Escambo Rede Parente promove intercâmbio artístico gratuito em Manaus
Durante todo o mês de abril, o Escambo Rede Parente promove uma série de espetáculos, oficinas e debates culturais gratuitos em espaços como:
-
Parque dos Bilhares
-
Buia Teatro
-
Palácio da Justiça
-
Teatro da Instalação
-
Sala Selma Bustamante, na Escola Superior de Artes e Turismo da UEA
A iniciativa tem como objetivo fortalecer redes culturais entre artistas de diferentes regiões do Brasil, promovendo encontros, trocas e circulação de saberes.
Segundo Edgar Castro, um dos idealizadores do projeto ao lado de Donizeti Mazonas:
“A proposta é conectar artistas e públicos de diferentes territórios da Amazônia, Centro-Oeste, Norte e Sudeste, criando uma rota de intercâmbio simbólico, pedagógico e estético.”
Próximos destaques da programação:
19 e 20 de abril – 20h
Espetáculo: “Com os Bolsos Cheios de Pão” – Cia. Cisco (São Paulo)Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes – Centro)
20 de abril – 10h às 14h
Oficina: “A Escuta do Corpo”Teatro da Instalação
20 de abril – 17h
Mesa pública: “O Trabalho do Intérprete Teatral como Ofício”Teatro da Instalação
26 e 27 de abril – 20h
Espetáculo: “Momo – Um Ato Poético para Testemunhas” – Grupo Usina (Belém)Sala Selma Bustamante (UEA – Praça 14)
26 de abril – 10h às 13h
Oficina: “A Carne da Palavra”Palácio da Justiça
27 de abril – 10h às 12h
Mesa pública: “Pachiculimba, uma Encenação Contra-Hegemônica”Palácio da Justiça
Sobre o projeto Escambo Rede Parente
Criado pela Cia. Cisco (SP), o projeto é viabilizado com recursos da Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, UEA, Concultura, Prefeitura de Manaus, FETAM, Rede das Artes, e do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Depois de passar por Belém, em março, o projeto segue em maio para Campo Grande e, em junho, para São Paulo, promovendo o intercâmbio cultural entre companhias teatrais de diferentes regiões do país.
Deixe um comentário