
Com 280 artistas e novas parcerias, Festival Amazonas de Ópera promete edição histórica
Manaus se prepara para receber a 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO), o maior evento de ópera da América Latina. De 15 de abril a 18 de maio, o festival apresenta uma programação de alto nível no Teatro Amazonas e no Centro Cultural Palácio da Justiça, reunindo 280 artistas e técnicos em superproduções […]
Manaus se prepara para receber a 26ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO), o maior evento de ópera da América Latina. De 15 de abril a 18 de maio, o festival apresenta uma programação de alto nível no Teatro Amazonas e no Centro Cultural Palácio da Justiça, reunindo 280 artistas e técnicos em superproduções inesquecíveis.
A grande novidade deste ano é o lançamento do projeto Corredor Criativo da Amazônia, uma parceria cultural internacional com Colômbia, Portugal e Áustria, que posiciona o FAO como um motor de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental na região amazônica.
“A gente tem um fundo criado para dar suporte ao festival, cuja história de 25 anos nos habilita para o próximo passo, que é ser reconhecido como grande impulsionador de turismo, cultura e educação para a cidade de Manaus. O ‘Corredor Criativo’ vai envolver o Amazonas e o Pará, que têm os maiores festivais de ópera do país. A gente entende que precisa replicar essa experiência”, disse a diretora-executiva do Festival Amazonas de Ópera Flávia Furtado.
Ingressos à venda: disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site shopingressos.com.br
Destaques da programação:
-
15/04 – Abertura com “La Vorágine”, ópera contemporânea inspirada no ciclo da borracha (coprodução Brasil-Colômbia)
-
“La Bohème”, de Puccini, em versão concerto (25 e 27/04)
-
“As Bodas de Fígaro”, de Mozart (14, 16 e 18/05)
-
Recitais e concertos especiais como “Belcanto”, “Canções Brasileiras” e “OCA à la Rossini”
O FAO 2025 também aposta na inclusão e formação de público, com apresentações adaptadas para crianças com TEA e sessões exclusivas para escolas públicas.
A diretora-executiva Flávia Furtado ressalta que mais de 80% dos profissionais envolvidos são do Amazonas. O festival impulsiona a economia criativa local, com impacto direto nos setores de turismo, cultura e educação.
“Tem gerações de amazonenses que trabalham no teatro. É um projeto amazonense, para amazonenses porque 70% dos corpos artísticos e 80% dos trabalhadores técnicos são do Amazonas. E precisamos comunicar isso, porque o FAO é um projeto estruturante e sustentável que gera impactos para o meio ambiente e precisa ser incentivado e multiplicado.” Finalizou.
Confira a programação do Festival Amazonas de Ópera 2025
𝘼𝘽𝙍𝙄𝙇
ᴛᴇᴀᴛʀᴏ ᴀᴍᴀᴢᴏɴᴀꜱ
15, 17 e 19 – 19h
LA VORÁGINE
João Guilherme Ripper
(Ópera Binacional Colômbia – Brasil)
ᴄᴇɴᴛʀᴏ ᴄᴜʟᴛᴜʀᴀʟ ᴘᴀʟáᴄɪᴏ ᴅᴀ ᴊᴜꜱᴛɪçᴀ
20 – 19h
Recital Bradesco I
BELCANTO
ᴛᴇᴀᴛʀᴏ ᴀᴍᴀᴢᴏɴᴀꜱ
25 e 27 – 19h
LA BOHÈME
Giacomo Puccini (ópera em concerto)
ᴛᴇᴀᴛʀᴏ ᴀᴍᴀᴢᴏɴᴀꜱ
26 – 19h
INNOCENTI AMORI, cantatas e árias do século XVIII
𝙈𝘼𝙄𝙊
ᴛᴇᴀᴛʀᴏ ᴀᴍᴀᴢᴏɴᴀꜱ
01 – 19h
CONCERTO LÍRICO
ᴛᴇᴀᴛʀᴏ ᴀᴍᴀᴢᴏɴᴀꜱ
03 – 19h
OCA A LA ROSSINI
ᴄᴇɴᴛʀᴏ ᴄᴜʟᴛᴜʀᴀʟ ᴘᴀʟáᴄɪᴏ ᴅᴀ ᴊᴜꜱᴛɪçᴀ
17 – 19h
Recital Bradesco II
CANÇÕES BRASILEIRAS
ᴛᴇᴀᴛʀᴏ ᴀᴍᴀᴢᴏɴᴀꜱ
14, 16 e 18 – 19h
AS BODAS DE FÍGARO
Wolfgang Amadeus Mozart.
Deixe um comentário