Quem visita a capital amazonense tem que conhecer o seu centro histórico que representa o período áureo da borracha e o apogeu econômico que o Brasil vivenciou naquela época. Entre inúmeras atrações, como o Teatro Amazonas, Largo São Sebastião e outros, destacamos o “Museu da cidade de Manaus”.
O prédio fica no antigo bairro de São Vicente, e foi uma das primeiras edificações de características arquitetônicas neoclássicas possuindo uma das mais belas fachadas da cidade. A praça nos arredores é conhecida como Paço Municipal, em 1879, o prédio abrigou o Governo Provincial e, em seguida, com a Proclamação da República, passou a sediar a administração do Governo Republicano.
O Museu da Cidade de Manaus abriga exposições tecnológicas, peças arqueológicas e artigos regionais. Oito salas do lugar retratam a vida cotidiana, a identidade e a cultura de gerações passadas, por meio de exposições de longa e curta duração, utilizando-se da interatividade para contar a história da cidade de Manaus a partir de textos, sons e imagens, com caráter educativo, lúdico e dinâmico e atraindo a atenção, o olhar e a sensibilidade até dos visitantes mais novos.
Salas como a “Afluentes do Tempo”, que projeta imagens a partir de um reflexo na água, que fica represada em uma espécie de bacia em formato de rio, encanta os visitantes. No espaço “Casas-Cabeças”, casas de diferentes habitantes da cidade são apresentadas em fotos em um painel touch screen. Já no “Banhos de Origens” é possível vivenciar o depoimento de pessoas de outras nacionalidades que vieram morar em Manaus.
O museu traz, ainda, a sala “Mercado”, com a exposição de iguarias, alimentos e objetos regionais que os feirantes vendiam nas feiras. O espaço “Rios Voadores” mostra a evaporação da água e o ciclo das chuvas na capital em quatro globos, enquanto a sala “Arqueologia” conta com apoio virtual. Na “Anéis de Crescimento” há uma projeção em dois pedaços de troncos e, por fim, a “Sala dos Prefeitos” mostra nomes, fotos e períodos de gestão de todos os prefeitos de Manaus.
A acontece de segunda a sexta, das 9h às 15h de forma gratuita – Em virtude da Covid-19, o agendamento prévio deve ser feito pelo e-mail museu.manaus@gmail.com
informações da secretaria municipal de cultura