O Cine Casarão, espaço dedicado à Sétima Arte do Casarão de Ideias, localizado no Centro de Manaus, contará nesta semana com duas estreias: ‘Eu Não Choro’ e ‘Rio de Vozes’. Além disso, ainda é possível conferir quatro produções que integram o Festival Varilux de Cinema Francês. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Instagram (@casaraodeideias) ao preço de R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia).
A primeira estreia ocorre na quinta-feira (24), às 18h30, e será ‘Eu Não Choro’, de Piotr Domalewski. Nele, a jovem Ola parte para um país estrangeiro sozinha, tendo que viajar para a Irlanda para trazer o corpo de seu pai de volta para a Polônia, depois que ele acabou se acidentando no trabalho e falecendo no processo.
Mas ela não se importa com o pai, pelo contrário, só está querendo saber se o pai separou o dinheiro que prometeu a filha para comprar um carro. Apesar das circunstâncias, Ola conhecerá seu pai de um jeito ou outro, e essa jornada inusitada pode se tornar a viagem de sua vida, uma viagem ao desconhecido, na qual ela tentará se reconectar com o pai distante. O filme será reexibido na sexta-feira (25), às 15h30.
A segunda estreia, ‘Rio de Vozes’, será na sexta, às 17h30. O Rio São Francisco, que banha as terras semiáridas do sertão brasileiro, hoje está fragilizado pelo desmatamento de suas margens e a superexploração da agricultura intensiva. A vida dos habitantes da vasta região abarcada por este grande rio está ameaçada. O longa será reexibido no sábado (26), às 15h30.
Festival
Dentro da programação do Festival Varilux de Cinema Francês, desta semana, o público poderá conferir os longas: ‘Arthur Rambo – Ódio Nas Redes’, de Laurent Cantet (quinta, às 16h30); ‘Adeus, Idiotas’, de Albert Dupontel (sexta, 19h30); ‘A Travessia’, de Robert Zemeckis (sábado, 17h30) e ‘Caixa Preta’, de Yann Gozlan (domingo, dia 27, 16h).
Vale ressaltar que a sala de exibição está funcionando com 50% de sua capacidade, ou seja, apenas 18 lugares. Também está sendo colocada em prática a triangulação de assentos, proporcionando assim o distanciamento seguro, e sendo exigida a carteira de vacinação.
No intervalo de cada sessão, é feita a aplicação com luz de ozônio e vídeos institucionais, no início dos filmes, são exibidos com o objetivo de reforçar a prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19). O uso da máscara é obrigatório.