- 16 de outubro de 2024
Foto:

3 objetos raros que você só pode encontrar em museu de Manaus

Quem é amante de história sempre estão em busca de encontrar objetos raros e preciosos que remontam uma época importante da humanidade. No Amazonas isso não é diferente, sendo palco do período da borracha no mundo. Grande acontecimentos marcam este estado passando pela chegada dos portugueses no Brasil, os primeiros habitantes do país e até […]

Quem é amante de história sempre estão em busca de encontrar objetos raros e preciosos que remontam uma época importante da humanidade. No Amazonas isso não é diferente, sendo palco do período da borracha no mundo.

Grande acontecimentos marcam este estado passando pela chegada dos portugueses no Brasil, os primeiros habitantes do país e até o grande apogeu dos barões da borracha. O que deixou inúmeros objetos raros que estão espalhados em museus de Manaus

Instrumentos de Gamelão

Esse instrumento musical coletivo, é típico das ilhas de Java e de Bali, o gamelão é composto por xilofones, tambores, gongos, instrumentos de cordas e metalofones. Como parte da ópera “Kawah Ijen”, representando os sons e a cultura indonésia, o gamelão foi doado por intermédio do embaixador da Indonésia, Toto Riyanto.

Ele é o primeiro na América do Sul, o gamelão ficou permanentemente no Amazonas para ser objeto de estudo de músicos amazonenses, brasileiros e de países vizinhos.

Onde pode ser encontrado ?
Museu De Numismática Bernardo Ramos

Segunda menor moeda do mundo

Para os amantes da numismática, moedas raras são um verdadeiro tesouro, o museu Bernardo Ramos em Manaus guarda inúmeras moedas valiosas, entre o acervo está a libra em ouro ou Soberano (em inglês, Sovereign) é uma moeda do Reino Unido, equivalente a uma libra esterlina.

A moeda era utilizada na prática como reserva de valor para ser usado no futuro e não como moeda de troca.

Cédula de carne

Hoje em dia o preço elevado da carne causa um certo pânico, não é mesmo ? Mas no período do império português no Brasil as coisas eram bem mais complicadas.

As carnes eram enviadas de outros estados para o Amazonas e naquela época não tinha moedas que pudessem ser usadas no país (Império), então eram usadas cédulas que faziam referencia aos produtos. Em uma dessas cédulas dessa foto havia informações como por exemplo: Vale 3 quilos de porco e 5 quilos de boi.