Mostra de Arte Indígena destaca cultura Mura
Três artistas indígenas do povo Mura, Tuniel Yauaretê, Maira Bello e Lino Mura, marcam presença na “2ª Mostra de Arte Indígena de Manaus – Minha Cultura”.
MANAUS-AM/Três artistas indígenas do povo Mura, Tuniel Yauaretê, Maira Bello e Lino Mura, marcam presença na “2ª Mostra de Arte Indígena de Manaus – Minha Cultura”, da Prefeitura de Manaus, com pinturas, acessórios e roupas que expressam a natureza, além de grafismo e acessórios do povo navegador. A nova edição da exposição acontece até o dia 31/10, das 9h às 16h, no Palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, praça Dom Pedro II, no centro histórico.
Trio Mura
Morador da aldeia Murutinga, no município Autazes, vizinho a Manaus, Tuniel Yauaretê, que depois da experiência, na 1ª Mostra de Arte Indígena, no ano passado, viu muitas portas se abrirem. Ele usou na primeira vez pincéis e tela de tecido, agora o artista visual apresenta suas novas obras, que retratam seu processo evolutivo na técnica e nos traços nesse novo trabalho, inspirado na ancestralidade e na história cultural do povo Mura.
Maira Bello
Nascida e criada em aldeias do povo Mura, nas comunidades Jauari e Murutinga, no município de Autazes, a artista visual e estilista Maira Bello Mura, estreia na 2ª Mostra de Arte Indígena.
Ela conta a história de seu povo e usa tintas para tecido na tela e os grafismos representando a aldeia nos vestidos. As duas telas têm a representação da origem do povo Mura, conhecidos como povo Navegante.
Ela fez a leitura da segunda tela, que contém toda a representação da aldeia Mura, com suas malocas circundando os símbolos de luta, sangue derramado, as urnas funerárias e o símbolo do infinito, porque a luta nunca acaba desde os ancestrais até as gerações futuras
A artista mudou-se para Manaus em 2002, e é moradora do bairro indígena Parque das Tribos, no Tarumã, zona Oeste. A moda entrou em sua vida desde a infância quando criava e costurava os modelos de roupas para suas bonecas, muito influenciada pela sua avó que era rendeira de bilros, e fazia roupas para a irmã, costurando com sua mãe, na máquina de costura manual.
Lino Mura
Morador da aldeia indígena Josefa, em Autazes, Lino Mura, teve como professora sua mãe, a vendo fazer o artesanato e o cocar do povo mura de tala de buriti e cordão de juta.
Lino já participou de uma exposição na feira agropecuária deste ano.
Pela primeira vez participando da mostra indígena ele se diz honrado.
Deixe um comentário