Gengibre ou Mangarataia ? Descubra agora a diferença
Gengibre x Mangarataia. Essa é uma discursão que afronta qualquer amazonense, mas qual é o correto ? São a mesma coisa ? O site Amazonas Incrível, vai te explicar agora e finalmente tirar essas dúvidas da sociedade. Primeiramente, você precisa saber que o vegetal é nativo da Ásia (não da Amazônia, como todo mundo acha), […]
Gengibre x Mangarataia. Essa é uma discursão que afronta qualquer amazonense, mas qual é o correto ? São a mesma coisa ? O site Amazonas Incrível, vai te explicar agora e finalmente tirar essas dúvidas da sociedade.
Primeiramente, você precisa saber que o vegetal é nativo da Ásia (não da Amazônia, como todo mundo acha), ele é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal (ou seja, além de tirar o “Rã Rã”, também ajuda perder peso).
Agora desmistificando a duvida, gengibre e mangarataia são a mesma coisa sim !! Muitas pessoas dizem que são raizes diferentes, mas na realidade o que muda é apenas em cada região do Brasil. Por exemplo, tem cidades que chamam de mangaratiá (estranho né ?).
A raiz é bastante utilizada para combater o mau hálito. Graças ao poder anti-inflamatório, o gengibre ainda é usado para aliviar dores decorrentes da artrite, dores musculares, infecções do trato respiratório, tosse, asma e bronquite. A planta integra a formulação de xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antimicrobiana.Além disso, o gengibre desempenha um importante papel na dieta, pois estimula olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O gengibre tem efeito diurético e quando feito como chá, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.
O gengibre é referência quando se fala em problemas estomacais, pois combate enjoo, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos e protege o fígado. Não é à toa que uma substância presente na raiz do gengibre é usada na fabricação de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.
Deixe um comentário